Sejam bem-vindos!

“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

Procurando no Blog

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Texto 9 - Ar I e II


AR I
O que aconteceria se o ar deixasse de existir ou ficasse extremamente poluído? Morreríamos em cinco minutos. É fácil, portanto, deduzir qual é a importância do ar para a manutenção da vida.
COMO RESPIRAMOS?
Em seu estado natural, o ar não pode ser aproveitado pelo nosso organismo. Tem de ser separado de suas impurezas, aquecido e umedecido até chegar aos nossos pulmões.
Ao penetrar no nariz, ele é filtrado pelas vibrissas, pelos que revestem as narinas e que retêm os resíduos e os microrganismos. O aquecimento é realizado pela mucosa, que protege o interior do nariz. As glândulas lacrimais proporcionam a necessária umidade. Depois de assim tratado, o ar segue para os pulmões através da laringe, da traqueia e dos brônquios.
Devemos respirar corretamente através do nariz, evitando fazê-lo pela boca, pois neste caso o ar chega impregnado de resíduos e microrganismos aos pulmões, o que poderá causar-nos graves enfermidades.
OS VENTOS
O ar se movimenta e se e renova graças às correntes aéreas - os ventos - do que não cessam de agir na face do planeta. De que modo os ventos se formam? Como a Terra é aproximadamente uma esfera, os raios solares atingem com maior intensidade a zona do equador.
Disso decorre uma acentuada diferença de temperatura entre os pólos e o equador. Também a temperatura da superfície da Terra é diferente da temperatura do ar. Tudo isso produz diferentes massas de ar, que são movimentadas pela rotação da Terra, criando as correntes aéreas.
AR II
O AR RAREFEITO
É encontrado em grandes altitudes. Ao nível do mar, o ar é pesado, com uma massa estável de 1 kg por metro cúbico. À medida que subimos, a pressão do ar vai diminuindo. Assim, numa altitude de 3 km, a pressão do ar é de somente 700 g por metro cúbico, causando dificuldade de respiração.
As maiores altitudes em que vive o homem estão a 4 km de altura e os alpinistas que escalam os picos mais altos (de até 9 km de altura), tem que, carregar máscaras de oxigênio para suportar o ar bastante rarefeito.
AR COMPRIMIDO
O ar pode ser comprimido através de bombas, compressores e outros aparelhos, para várias finalidades. O uso mais comum é encontrado nos pneus.
No posto de gasolina ou no borracheiro, uma bomba elétrica chamada “compressor" enche um bujão de ar. Sempre que alguém coloca o bico da mangueira de ar no pneu, o bujão de ar solta o ar comprimido para dentro do pneu. Depois de um tempo, o compressor volta a carregar o bujão de ar.
O ar comprimido serve para manter um carro em movimento. Faz com que o pneu absorva os buracos e segure o carro nas curvas, mantendo a maciez do veículo e o conforto dos passageiros. O ar comprimido também pode ser usado para pistolas de pintura, enchimento de balões, pulverização de agrotóxicos (remédios contra doenças das plantações) etc.

Referências Bibliográficas
DARWIN, C.; tradução FONSECA. E. A  Origem das Espécies. Edição Especial. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2004.
GOULD, S.J. A vida é bela – o Xisto de Burgess e a natureza da história. 1ª Ed. São Paulo: Gradiva, 1995.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAIJDER, F. Biologia Hoje / Ens. Médio – Vol. I, II e III. 1ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 2011.
OLIVEIRA, J.E.D.; & MARCHINI, J. S. Ciências Nutricionais. 1ª Ed. São Paulo: Sarvier Editora, 1998.
PURVES, W. K.; SADAVA, D,; ORIANS, G. H. e HELLER, H. C. Vida: A Ciência da Biologia – Vol. I, II e III. 8ª Ed.  Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
TORTORA, G. J. Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4ª Ed.  Porto Alegre: Artmed Editora, 2003.
VASCONCELOS, C. S. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 14ª Ed. São Paulo: Libertad Editora, 2005.
ZIMMER, C.; tradução CALIFE, J. L. O Livro de Ouro da Evolução – O Triunfo de uma idéia. Edição Especial. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2003.
Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Powered By Blogger