Sejam bem-vindos!

“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

Procurando no Blog

Inicio


Educação em Debate: Eis a questão!
Prezados amigos (as), professores (as), alunos (as) e todos que buscam o conhecimento. Estamos precisando parar um pouco, relembrar, reviver nossas utopias da infância e juventude. Reunir as velhas peças do quebra-cabeça de nossas vidas, pequenos pedaços que hoje sabemos por que fazem a diferença – cada pequeno momento que representa uma grande e emocionante lição que jamais esqueceremos.
Escrever o Blog “Educação em Debate” é como estar caminhando pela primeira vez em busca de um sonho, resgatando aqueles pensamentos adormecidos há tanto tempo durante minha caminhada, pensamentos e lições que auxiliaram meu crescimento como pessoa e educador, tornando-me o que sou hoje, educador, feliz por ter tido a oportunidade, e ainda com muito coisa para aprender na caminhada. Somos seres transitórios nesta vida, e tudo aquilo que passou e esta por vir está sendo registrado a cada dia, a cada instante; futuras gerações irão se lembrar de nós de alguma forma, talvez como pequenos heróis; e saberão o quanto deve ser valorizado o aprendizado.
O baú de nossas vidas está cheio de recordações, saudades e hoje proponho abrir grandiosamente este baú chamado “educação” através deste blog, na esperança de que alguém chegue de mansinho e dê uma olhada atentamente, internalize esta proposta e se imagine abrindo seu próprio baú, onde os melhores momentos de nossas vidas estão guardados, e a única maneira de abrir é ter a chave – Educação.
Os povos mundiais, em todas as épocas de desenvolvimento e aperfeiçoamento humano e social, visavam uma nova geração que aprenda os ensinamentos de seus antepassados e siga a caminha daqueles que já trilharam diversos caminhos em suas vidas. Os pais buscam a total atenção dos filhos para que possam colocar em prática a sua experiência de vida que vai passando de geração em geração. E nós educadores nos orgulhamos dos alunos e amigos (as) que nos seguem na caminhada educacional. O conhecimento não é somente um processo de assimilação.
O educador sabe que deve partir de um determinado assunto para desenvolver o conhecimento, mas para que exista a reflexão essas informações devem ser transformadas, repensadas, tentando fazer que as mesmas assumam um novo significado para o educando, um processo de reelaboração. Este complexo processo deve ser feito em conjunto, mas cada pessoa, individualmente, necessita expor sua intelectualidade individual e sua capacidade crítica.
Nós educadores, juntos devemos, fortalecer constantemente nosso espírito para alcançar os objetivos educacionais desejados, visando uma educação de sucesso. Nesta caminhada, necessitamos perseverar, adquirindo senso de compromisso, alicerçado pela dedicação de todos, e guiados pelo entrosamento social e a responsabilidade individual e coletiva.
É com esse espírito de educador e pelo amor pela educação em todos seus setores, que dou as boas vindas e desejo a todos um bom passeio virtual pelo Blog Educação em Debate. Desejo que essa corrente não se quebre, mas, que fortaleça a vibração positiva de todos aqueles que acreditam ainda na educação, mesmo com tantas decepções por parte dos governos que através das mais inusitadas situações tentam manter o povo na ignorância. Este é o objetivo, tentar mudar a visão de nossa população sobre o processo de ensino e aprendizagem brasileiro.
Sendo assim, dou inicio as atividades do Blog Educação em Debate. Na esperança que todos os leitores consigam se apropriar dos saberes que será colocado a disposição neste blog. Espero também que cada um de nós“educadores”, busquem novos caminhos, que sejamos ousados e fiéis a causa, que sejamos capazes de transformar com pequenos gestos e métodos.
Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Seguidores

Powered By Blogger