Sejam bem-vindos!

“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

Procurando no Blog

domingo, 10 de junho de 2012

Alimentação e Qualidade de Vida


A alimentação com qualidade de vida se manifesta quando somos capazes de falar entender as funções da nutrição e a importância dos alimentos para a manutenção correta do organismo humano. Identificando as necessidades básicas para a nossa sobrevivência. De fato, quem é que pode viver sem alimentar-se? Correto ou incorretamente! Este é um problema que cada dia se torna mais difícil de abordar, exigindo soluções mais concretas e direcionadas para uma alimentação saudável.
A grande concentração urbana hoje já é considerada um fator de risco alarmante para todos os problemas de saúde derivados de uma alimentação incorreta, associados ao grande consumismo de produtos industrializados que são o principal objetivo das atividades industriais e comerciais. Desta forma, os grandes centros necessitam importar das zonas agropecuárias todos os alimentos necessários, e isso em quantidades exorbitantes.
Com isso as zonas de produção agropecuária, para atender a grande demanda de consumo urbano e também seu próprio sustento, começam a visar o lucro rápido e inseguro, passando a industrializar sua produção, empregando desta forma uma grande quantidade de fertilizantes químicos e inseticidas.
Tal necessidade de acompanhar a demanda força os produtores a tomar medidas extremamente nocivas em dois sentidos distintos e perigosos para a saúde do consumidor e também para o desenvolvimento biológico do planeta: prejudica diretamente o equilíbrio ecológico e expõe o consumidor a taxas altíssimas de toxicidade. Desta forma, estamos sendo envenenados lentos e gradualmente, através da absorção de produtos químicos de que os alimentos estão sendo submetidos, afetando diretamente nossa saúde.
Por isso, a importância de uma orientação alimentar correta, identificando a importância dos alimentos e quais benefícios meu corpo irá ter se iniciarmos um processo de reciclagem alimentar na sociedade, começando pelos estabelecimentos de ensino. Fazendo com que nossos alunos entendam o valor de uma alimentação saudável, que irá lhes proporcionar uma vida mais duradoura.
A solução estaria na prática natural da agricultura, porém utilizando-se de metodologias científicas de reaproveitamento orgânico para manter a constante produção que irá suprir as exigências da sociedade. Utilizando fertilizantes naturais, tecnicamente balanceados de acordo com cada produção alimentar aplicada em diversas regiões.
Combatendo às pragas por meio do reforço da cadeia alimentar natural, deixando prevalecer às matas para que as pragas de lavouras tenham os insetos como seus inimigos naturais e pássaros predadores de alguns parasitas vegetais, auxiliariam na manutenção da produção e automaticamente respeitariam a lei natural do ambiente.
Isso seria voltar aos métodos da Natureza, mas com uma diferença: utilizar das técnicas visando à produção agrícola, mas não esquecendo de valorizar o ser humano, a alimentação saudável, que irá nos garantir uma vida plena e livre talvez de futuras doenças ocasionadas por uma alimentação contaminada por produtos químicos e pelo descaso humano.
Com este estudo da importância dos alimentos, poderemos identificar até onde o solo útil para a produção agrícola já foi prejudicado pelos agrotóxicos? E nós seres humanos? E os animais de uma maneira geral? O que nós reserva o futuro quanto à demanda da produção de alimentos? Que tipo de vida deixará para nossos descendentes? Será que foi a mesma que nossos ancestrais nos deixaram?
Para nós alimentarmos é necessário cultivar o solo, mas antes de cultivá-lo devemos conservar os pequenos resquícios naturais que ainda dispomos como recursos alimentares, visando uma vida saudável e um bem estar coletivo, livre de doenças e futuros problemas ocasionado por uma alimentação inadequada. 
Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Seguidores

Powered By Blogger