Sejam bem-vindos!

“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

Procurando no Blog

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Biólogos são pesquisadores da Vida


Ser Biólogo e professor de Ciências Biológicas é uma profissão muito importante, pois é o estudioso dos seres vivos, trabalhamos com a morfologia – sua forma; sua organização – processo anatômico; seus tecidos – histologia; suas células – citologia; seu funcionamento – fisiologia, as doenças que acometem os seres vivos de uma forma geral – estudo patológico; sua relação e inter-relação com o meio ambiente – ecologia, dentre inúmeras áreas.
A regulamentação de nossa profissão se deu em 1979, através da Lei 6.684, implementada no dia 03 de setembro do mesmo ano, motivo pelo qual a data foi escolhida para homenagear esse profissional.
Através dos registros sabemos que a primeira classificação dos animais foi feita pelo grego Aristóteles, onde o mesmo conseguiu catalogar cerca de quinhentas espécies. Sobre a anatomia humana, em 1316, foi lançado o primeiro livro, através de estudos do professor Mondino de Luzzi, professor da escola italiana de medicina, em Bolonha.
Um dos fatos mais importantes e consideráveis foi a Teoria da Evolução, criada pelos biólogos ingleses Darwin e Russel, comprovando que o organismo de animais e plantas passa constantemente por alterações.
Porém, o maior destaque da biologia foi feito em 1944, através da descoberta do DNA (ácido desoxirribonucleico), pelo bacteriologista norte-americano Oswald Theodore Avery, através da identificação do código genético que cada ser vivo possui, determinando suas características, sua herança genética.
As áreas de atuação de um profissional formado em biologia são muitas, desde professor de ciências a partir do 5º ano, ensino médio e universidades, fazer estudos de plantas (botânico); fazer estudos dos animais (zoólogo); estudar os seres marinhos, ecologia e meio ambiente, ou ainda fazer estudos de seres microscópios, através da microbiologia. Também trabalham com a aplicação das técnicas de controle de pragas e, principalmente, pela preservação do meio ambiente, além de realizar exames e verificar doenças genéticas.
A ética desse profissional deve estar baseada, antes de tudo, no princípio da vida, bem como na preservação das espécies, do meio ambiente, na cultura de sustentabilidade que tanto se fala hoje em dia.

         "Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida estimulando o desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico com justiça e paz."
Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Seguidores

Powered By Blogger