Sejam bem-vindos!

“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

Procurando no Blog

sexta-feira, 4 de maio de 2012

A Sala Ambiente de Biologia

            Quando falamos em sala ambiente de Biologia, estamos tendo a impressão de estar vivendo a educação tradicional, desprovida de tecnologias para aplicar com maior facilidade o seu conteúdo. Devemos inovar o procedimento de Ensino-Aprendizagem dentro das Ciências Biológicas, nós educadores temos por obrigação construir o conhecimento, ao invés de receber e utilizar teorias educacionais complexas devemos desenvolver habilidades e aprender a utilizar o espaço físico de uma sala de aula, inovando e estimulando os alunos a desenvolverem uma consciência crítica.
            Não existe uma “receita pronta”, devemos ser dinâmicos e aprender com isso a desenvolver atividades experimentais na escola, utilizando laboratórios e equipamentos de caráter científico, fazendo com que o aluno descubra passo-a-passo o processo de evolução das diferentes espécies.
            O educador deve fugir da rotina, utilizando os recursos existentes hoje para despertar a imaginação dos alunos e com isso conseguirá transmitir o conteúdo com simplicidade, utilizando sua dinâmica para tornar as aulas atraentes.

“Desnaturalizando” as práticas de Ensino na disciplina de Biologia
            Hoje existe uma preocupação constante quanto ao processo de ensino de Biologia, fala-se em reforma curricular no curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, o qual deve ser mantido sem que venha prejudicar os envolvidos, pois somente as disciplinas ligadas a pedagogia, não formam educadores conscientes e as disciplinas específicas não conseguem formar Biólogos conscientes para uma atração profissional convincente.
            Todos os professores atuantes estão envolvidos de uma forma dependente na formação de professores e Bacharéis, pois existe uma interdependência, uma área está mergulhada na outra deliberadamente confusa. Dentro da educação quando falamos em possibilidades estamos nos referindo a práticas de ensino, não há uma fórmula exata para nosso problema educacional, porém, existe um conjunto de atividades que necessita de planejamento, é claro que existem diferentes níveis e ações, por isso a importância do planejamento educacional. Pois, implica inúmeras responsabilidades, por estar em discussão o processo de formação do ser humano, enquanto pessoa e membro ativo de uma sociedade guiada por uma educação tradicionalista, dependente dos erros pedagógicos do passado, que acaba perdendo seu espaço na contemporaneidade.
            Nós educadores devemos estender o ensino de ciências para além das fronteiras impostas pela atual educação, devemos buscar nosso espaço com caráter construtivo, buscando com isso compreender o significado das inúmeras temáticas ligadas a ciências biológicas, buscando a formação inicial do corpo docente e também a formação continuada de professores e professoras de todos os níveis.
            O ensino de ciências foi muito ligado e alicerçado pelo empirismo-lógico (o conhecimento científico é o único capaz de afirmar as verdades do mundo), aqueles que soubessem manusear instrumentos laboratoriais “ensinaria ciências”, não se pensava na relação de aprendizagem do conhecimento científico, não éramos alicerçados pela cultura, não se desenvolvia técnicas e não existia planejamento dentro das perspectivas de ensino-aprendizagem.
            A educação ficou muito concentrada e modelada em cima de questões pretéritas, não é totalmente errado, mas devia-se tentar desenvolver novas práticas de ensino em diferentes campos de estudo, na área de ciências buscando espaços para o estágio pedagógico além da escola, considerando a escola como mais um espaço pedagógico e não o único a ter contato diretamente.
            Dentro de um estabelecimento de ensino percebemos certo desinteresse com a temática do planejamento, existe um vazio que circunda as ciências Biológicas e as demais áreas do ensino, interferindo na produção específica, na política educacional e na avaliação e formação do corpo docente, que é o responsável pelo processo de divulgação do conhecimento e por último prejudica o currículo do indivíduo dentro da área de ciências, refletindo na formação individual de nossos alunos. Por isso, a necessidade de repensar o ato de ensinar.

            “É preciso buscar o amor onde estiver, mesmo que isso signifique horas, dias, semanas de decepção e tristeza. Porque ao momento em que partimos em busca do amor, ele também parte ao nosso encontro.” (Paulo Coelho)


Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional


Texto Psicografado por Francisco Cândido Xavier

"VOCÊ MESMO,

Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros.
Não se esqueça, igualmente, de que o maior inimigo de suas realizações mais nobres, a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa, a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições  e o destruidor de suas oportunidades de elevação - é você mesmo." (Psicografada por Francisco Cândido Xavier)

            Assim somos nós!
            Mas, não devemos conservar nossos olhares num ideal utópico e sublime, devemos lutar sempre pelo que desejamos; pois somente os fracos de espírito desistem e só quem luta é digno de vida, assim seremos nós mesmos. Jamais poderemos crer em nossa total transparência enquanto seres humanos; é necessário e digno aceitar nossas mudanças internas e também reconhecer que os outros tenham segredos belíssimos, pequenas regiões inexploradas em seu íntimo. A maior prova de aceitação e amor entre os humanos seria colocar-se a distância exata, para conseguir estender a mão quando alguém estiver aprisionado em sua solidão.
            Quando todos se tornarem aptos a sentir este momento, talvez estejamos desenvolvendo a verdadeira consciência humana, onde seremos capazes de transformar os momentos mais dolorosos e nossas humildes vidas; naqueles momentos que nos revelam à nós mesmos.



Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional


Refletindo com Içami Tiba

"Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se! Mas, também, tem um preço... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida... Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!" (Içami Tiba)

            Sábias palavras de Içami Tiba.
            É, assim é a nossa vida.
            Muitas portas fechadas, algumas entreabertas e muitas ainda não descobertas por nós.
            Há pessoas que param no passado e fecham suas portas; e para que isto não aconteça conosco deixo para todos esses pequenos fragmentos de pensamento, para que nossos corações, ao mover-se pelo presente, encontrem sempre algo novo e cativante, uma nova porta que irá abrir inúmeras possibilidades.
            Que assim seja!



Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional


Seguidores

Powered By Blogger