Não
existe uma “receita pronta”, devemos ser dinâmicos e aprender com isso a
desenvolver atividades experimentais na escola, utilizando laboratórios e
equipamentos de caráter científico, fazendo com que o aluno descubra
passo-a-passo o processo de evolução das diferentes espécies.
O
educador deve fugir da rotina, utilizando os recursos existentes hoje para
despertar a imaginação dos alunos e com isso conseguirá transmitir o conteúdo
com simplicidade, utilizando sua dinâmica para tornar as aulas atraentes.
“Desnaturalizando”
as práticas de Ensino na disciplina de Biologia
Hoje
existe uma preocupação constante quanto ao processo de ensino de Biologia,
fala-se em reforma curricular no curso de Licenciatura e Bacharelado em
Ciências Biológicas, o qual deve ser mantido sem que venha prejudicar os
envolvidos, pois somente as disciplinas ligadas a pedagogia, não formam
educadores conscientes e as disciplinas específicas não conseguem formar
Biólogos conscientes para uma atração profissional convincente.
Todos
os professores atuantes estão envolvidos de uma forma dependente na formação de
professores e Bacharéis, pois existe uma interdependência, uma área está
mergulhada na outra deliberadamente confusa. Dentro da educação quando falamos
em possibilidades estamos nos referindo a práticas de ensino, não há uma
fórmula exata para nosso problema educacional, porém, existe um conjunto de
atividades que necessita de planejamento, é claro que existem diferentes níveis
e ações, por isso a importância do planejamento educacional. Pois, implica
inúmeras responsabilidades, por estar em discussão o processo de formação do
ser humano, enquanto pessoa e membro ativo de uma sociedade guiada por uma educação
tradicionalista, dependente dos erros pedagógicos do passado, que acaba
perdendo seu espaço na contemporaneidade.
Nós
educadores devemos estender o ensino de ciências para além das fronteiras
impostas pela atual educação, devemos buscar nosso espaço com caráter
construtivo, buscando com isso compreender o significado das inúmeras temáticas
ligadas a ciências biológicas, buscando a formação inicial do corpo docente e
também a formação continuada de professores e professoras de todos os níveis.
O
ensino de ciências foi muito ligado e alicerçado pelo empirismo-lógico (o
conhecimento científico é o único capaz de afirmar as verdades do mundo),
aqueles que soubessem manusear instrumentos laboratoriais “ensinaria ciências”,
não se pensava na relação de aprendizagem do conhecimento científico, não
éramos alicerçados pela cultura, não se desenvolvia técnicas e não existia
planejamento dentro das perspectivas de ensino-aprendizagem.
A
educação ficou muito concentrada e modelada em cima de questões pretéritas, não
é totalmente errado, mas devia-se tentar desenvolver novas práticas de ensino
em diferentes campos de estudo, na área de ciências buscando espaços para o
estágio pedagógico além da escola, considerando a escola como mais um espaço
pedagógico e não o único a ter contato diretamente.
Dentro
de um estabelecimento de ensino percebemos certo desinteresse com a temática do
planejamento, existe um vazio que circunda as ciências Biológicas e as demais
áreas do ensino, interferindo na produção específica, na política educacional e
na avaliação e formação do corpo docente, que é o responsável pelo processo de
divulgação do conhecimento e por último prejudica o currículo do indivíduo
dentro da área de ciências, refletindo na formação individual de nossos alunos.
Por isso, a necessidade de repensar o ato de ensinar.
“É
preciso buscar o amor onde estiver, mesmo que isso signifique horas, dias,
semanas de decepção e tristeza. Porque ao momento em que partimos em busca do
amor, ele também parte ao nosso encontro.” (Paulo
Coelho)
Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação:
Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e
Institucional