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“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

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sexta-feira, 4 de maio de 2012

A Sala Ambiente de Biologia

            Quando falamos em sala ambiente de Biologia, estamos tendo a impressão de estar vivendo a educação tradicional, desprovida de tecnologias para aplicar com maior facilidade o seu conteúdo. Devemos inovar o procedimento de Ensino-Aprendizagem dentro das Ciências Biológicas, nós educadores temos por obrigação construir o conhecimento, ao invés de receber e utilizar teorias educacionais complexas devemos desenvolver habilidades e aprender a utilizar o espaço físico de uma sala de aula, inovando e estimulando os alunos a desenvolverem uma consciência crítica.
            Não existe uma “receita pronta”, devemos ser dinâmicos e aprender com isso a desenvolver atividades experimentais na escola, utilizando laboratórios e equipamentos de caráter científico, fazendo com que o aluno descubra passo-a-passo o processo de evolução das diferentes espécies.
            O educador deve fugir da rotina, utilizando os recursos existentes hoje para despertar a imaginação dos alunos e com isso conseguirá transmitir o conteúdo com simplicidade, utilizando sua dinâmica para tornar as aulas atraentes.

“Desnaturalizando” as práticas de Ensino na disciplina de Biologia
            Hoje existe uma preocupação constante quanto ao processo de ensino de Biologia, fala-se em reforma curricular no curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, o qual deve ser mantido sem que venha prejudicar os envolvidos, pois somente as disciplinas ligadas a pedagogia, não formam educadores conscientes e as disciplinas específicas não conseguem formar Biólogos conscientes para uma atração profissional convincente.
            Todos os professores atuantes estão envolvidos de uma forma dependente na formação de professores e Bacharéis, pois existe uma interdependência, uma área está mergulhada na outra deliberadamente confusa. Dentro da educação quando falamos em possibilidades estamos nos referindo a práticas de ensino, não há uma fórmula exata para nosso problema educacional, porém, existe um conjunto de atividades que necessita de planejamento, é claro que existem diferentes níveis e ações, por isso a importância do planejamento educacional. Pois, implica inúmeras responsabilidades, por estar em discussão o processo de formação do ser humano, enquanto pessoa e membro ativo de uma sociedade guiada por uma educação tradicionalista, dependente dos erros pedagógicos do passado, que acaba perdendo seu espaço na contemporaneidade.
            Nós educadores devemos estender o ensino de ciências para além das fronteiras impostas pela atual educação, devemos buscar nosso espaço com caráter construtivo, buscando com isso compreender o significado das inúmeras temáticas ligadas a ciências biológicas, buscando a formação inicial do corpo docente e também a formação continuada de professores e professoras de todos os níveis.
            O ensino de ciências foi muito ligado e alicerçado pelo empirismo-lógico (o conhecimento científico é o único capaz de afirmar as verdades do mundo), aqueles que soubessem manusear instrumentos laboratoriais “ensinaria ciências”, não se pensava na relação de aprendizagem do conhecimento científico, não éramos alicerçados pela cultura, não se desenvolvia técnicas e não existia planejamento dentro das perspectivas de ensino-aprendizagem.
            A educação ficou muito concentrada e modelada em cima de questões pretéritas, não é totalmente errado, mas devia-se tentar desenvolver novas práticas de ensino em diferentes campos de estudo, na área de ciências buscando espaços para o estágio pedagógico além da escola, considerando a escola como mais um espaço pedagógico e não o único a ter contato diretamente.
            Dentro de um estabelecimento de ensino percebemos certo desinteresse com a temática do planejamento, existe um vazio que circunda as ciências Biológicas e as demais áreas do ensino, interferindo na produção específica, na política educacional e na avaliação e formação do corpo docente, que é o responsável pelo processo de divulgação do conhecimento e por último prejudica o currículo do indivíduo dentro da área de ciências, refletindo na formação individual de nossos alunos. Por isso, a necessidade de repensar o ato de ensinar.

            “É preciso buscar o amor onde estiver, mesmo que isso signifique horas, dias, semanas de decepção e tristeza. Porque ao momento em que partimos em busca do amor, ele também parte ao nosso encontro.” (Paulo Coelho)


Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional


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