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pelos conhecimentos da tecnologia hoje é uma grande necessidade, a ajuda das
máquinas para as comunicações em menos tempo por meio de chats, fóruns, lista
de discussão e blogs, dentre tantos possam ser percebidos como elementos que
nos assumimos frente a ele. As novas perspectivas abertas pela tecnologia da
informação e da comunicação são dadas atenção especial à função do desempenho,
nas empresas como elementos de competitividade e suporte a gestão do
conhecimento.
A
mudança se tornou uma categoria central no mundo atual, intimamente associada
com o comportamento das pessoas na sociedade e nas organizações. Esse fato não
se constitui apenas em uma novidade mais é relevante é o terreno da comunicação
e da linguagem como define o ser humano, é a transformação do mundo.
O
universo gerado com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) surge as
nossas ações e decisões no dia a dia, quer em termos coletivos ou individuais.
Desta
forma, possibilita que nossas tecnologias surgidas nesta época de rápida
evolução tecnológica, seja um desafio o desejo humano de descobrir, de
investigar de romper com a inércia imposta pelas soluções definitivas para as
questões que temos.
A característica fundamental, e a tensão entre
a aceleração desse processo e a capacidade das instituições e dos indivíduos em
geral de se adaptarem a tecnologia. Daí a mudança entre o passado e o presente
deixa uma demanda nos sentidos. Com essa transformação o homem aparece com a
divisão dos trabalhos nas suas tarefas, e como coletor de informações, num
conceito inclusivo de “cultura”. Mudando a visão da classe trabalhadora, como o
trabalhador apêndice da máquina, ou como escravo do produto do seu trabalho.
Um
ponto importante a considerar no atual contexto mundial é a desigualdade. As
transformações sobre um conjunto heterogêneo de culturas, riquezas naturais,
sistemas políticos e diferenciadas capacidades produtivas. Com diferenças
marcantes na renda de analfabetos, e acesso ao saneamento básico em diversos países
do mundo.
Trata-se,
por isso, da ordenação informacional e comunicacional do mundo, da realidade de
tudo, porque hoje tudo nos surge no âmbito da tecnologia mundial.
Políticas Públicas em Educação
O
filme Sarafina, O som da liberdade, sendo um drama, com duração de 98 minutos,
na direção de Darrel James Boodt, ano de 1993, EUA, com o elenco formado por:
Whoopi Goldberg, Leteti Kahumalo e Mirian Makeka, diz de um movimento ocorrido
na África do Sul, onde uma professora ensinava jovens alunos negros a lutarem
por seus direitos. Para uma aluna em especial essas lições serão um rito de
iniciação na vida adulta, de uma forma brutal tomada de consciência a respeito
da realidade que a cerca.
A
África do Sul tem merecido nos últimos tempos a atenção mundial. No noticiário
internacional há sempre comentários sobre a situação do país. O Aparthaid,
regime racista sul-africano, é uma situação das mais lastimáveis possíveis. Os
negros sul-africanos, maior parte da população do país, estão subordinados por
brancos, que são uma minoria, estando submetidos a todos os tipos de
violências, sendo seus direitos humanos inteiramente ignorados.
De acordo com Freire, educar é
construir, é libertar o homem do determinismo, passando a reconhecer o papel da
história e onde a questão da identidade cultural, tanto em sua dimensão
individual, como na classe dos educandos, é essencial à prática pedagógica
proposta. Sem respeitar essa liberdade, sem autonomia, sem levar em conta as
experiências vividas pelos educandos antes de chegar à escola, o processo será
inoperante, somente meras palavras despidas de significação real. A educação é
ideológica, mas dialogante, pois só assim pode se estabelecer à verdadeira
comunicação da aprendizagem entre seres constituídos de almas desejos e
sentimentos.
A educação compete alem de isso fazer
dos educandos agentes críticos, no processo civilizatório. A humanização mínima
necessária para uma inclusão efetiva na sociedade que permita a todos usufruir
constantemente de valores e culturas comuns a toda humanidade, participarem de
sua formação mediante consciência crítica para mudança e posse dos meios de
envolver a formulação de objetos educacionais. A educação tem o poder de
transformar uma sociedade, pois trata de educar o cidadão para a construção de
novos caminhos, ela é direito de todos, é tarefa dos poderes públicos.
A educação é um direito fundamental,
universal inalienável e constitui um dever do Estado. A educação é aqui
entendida como instrumento de formação amplo, de luta pelos direitos da
cidadania e da emancipação social, preparando as pessoas e a sociedade para a
responsabilidade de construir, coletivamente, um projeto de inclusão e de
qualidade social para o país. Ao Estado cabe a responsabilidade de assegurar e
a cada cidadão o direito de exigir educação de qualidade, social, igualitária e
justa.
O sistema escolar é um sistema aberto
que tem por objetivo proporcionar a educação, ele cuida de um aspecto especial
da educação que se poderia chamar de escolarização. A educação proporcionada
pela escola assume um caráter intencional e sistemático que dá especial relevo
ao desenvolvimento intelectual sem descuidar de outros aspectos, tais como:
físico, emocional, moral e social.
A escola foi criada para cuidar do
desenvolvimento intelectual, sendo
forçada a atender aos aspectos da educação por razoes de ordem social. A
educação é um processo integral, não podendo desenvolver em setores isolados. O
sistema escolar compreende uma rede de escola e sua estrutura de
sustentação.
È
um fenômeno, uma prática muito complexa, é produto do trabalho de seres humanos
pelos desafios de diferentes contextos políticos e sociais, que tem sido
empregado para traduzir esta valorização e que perpassam as políticas públicas,
as universidades, as escolas e que inclusive adentram os meios de comunicação.
Referências:
VALENTE,
Ana Lúcia . E.F Ser negro no Brasil hoje. São Paulo. Edição,12ª pág. 6.
Editora Moderna.
Quando
pensamos seriamente em educação, somos capazes de lembra Vygotsky: Que partia
do pressuposto que o aprendizado seria um processo profundamente social e o
desenvolvimento seria um “complexo processo dialético”, caracterizado pela
periodicidade, irregularidade no desenvolvimento das diferentes funções,
metamorfose ou transformação qualitativa de uma forma em outra, entrelaçamento
de fatores externos e internos e processos adaptativos constantes.
Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional