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(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

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terça-feira, 26 de junho de 2012

Sarafina: O Som da Liberdade x Tecnologia Educacional

Navegar pelos conhecimentos da tecnologia hoje é uma grande necessidade, a ajuda das máquinas para as comunicações em menos tempo por meio de chats, fóruns, lista de discussão e blogs, dentre tantos possam ser percebidos como elementos que nos assumimos frente a ele. As novas perspectivas abertas pela tecnologia da informação e da comunicação são dadas atenção especial à função do desempenho, nas empresas como elementos de competitividade e suporte a gestão do conhecimento.
            A mudança se tornou uma categoria central no mundo atual, intimamente associada com o comportamento das pessoas na sociedade e nas organizações. Esse fato não se constitui apenas em uma novidade mais é relevante é o terreno da comunicação e da linguagem como define o ser humano, é a transformação do mundo.
            O universo gerado com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) surge as nossas ações e decisões no dia a dia, quer em termos coletivos ou individuais.
Desta forma, possibilita que nossas tecnologias surgidas nesta época de rápida evolução tecnológica, seja um desafio o desejo humano de descobrir, de investigar de romper com a inércia imposta pelas soluções definitivas para as questões que temos.
             A característica fundamental, e a tensão entre a aceleração desse processo e a capacidade das instituições e dos indivíduos em geral de se adaptarem a tecnologia. Daí a mudança entre o passado e o presente deixa uma demanda nos sentidos. Com essa transformação o homem aparece com a divisão dos trabalhos nas suas tarefas, e como coletor de informações, num conceito inclusivo de “cultura”. Mudando a visão da classe trabalhadora, como o trabalhador apêndice da máquina, ou como escravo do produto do seu trabalho.
            Um ponto importante a considerar no atual contexto mundial é a desigualdade. As transformações sobre um conjunto heterogêneo de culturas, riquezas naturais, sistemas políticos e diferenciadas capacidades produtivas. Com diferenças marcantes na renda de analfabetos, e acesso ao saneamento básico em diversos países do mundo.
            Trata-se, por isso, da ordenação informacional e comunicacional do mundo, da realidade de tudo, porque hoje tudo nos surge no âmbito da tecnologia mundial.
Políticas Públicas em Educação
O filme Sarafina, O som da liberdade, sendo um drama, com duração de 98 minutos, na direção de Darrel James Boodt, ano de 1993, EUA, com o elenco formado por: Whoopi Goldberg, Leteti Kahumalo e Mirian Makeka, diz de um movimento ocorrido na África do Sul, onde uma professora ensinava jovens alunos negros a lutarem por seus direitos. Para uma aluna em especial essas lições serão um rito de iniciação na vida adulta, de uma forma brutal tomada de consciência a respeito da realidade que a cerca.
A África do Sul tem merecido nos últimos tempos a atenção mundial. No noticiário internacional há sempre comentários sobre a situação do país. O Aparthaid, regime racista sul-africano, é uma situação das mais lastimáveis possíveis. Os negros sul-africanos, maior parte da população do país, estão subordinados por brancos, que são uma minoria, estando submetidos a todos os tipos de violências, sendo seus direitos humanos inteiramente ignorados.
            De acordo com Freire, educar é construir, é libertar o homem do determinismo, passando a reconhecer o papel da história e onde a questão da identidade cultural, tanto em sua dimensão individual, como na classe dos educandos, é essencial à prática pedagógica proposta. Sem respeitar essa liberdade, sem autonomia, sem levar em conta as experiências vividas pelos educandos antes de chegar à escola, o processo será inoperante, somente meras palavras despidas de significação real. A educação é ideológica, mas dialogante, pois só assim pode se estabelecer à verdadeira comunicação da aprendizagem entre seres constituídos de almas desejos e sentimentos.
            A educação compete alem de isso fazer dos educandos agentes críticos, no processo civilizatório. A humanização mínima necessária para uma inclusão efetiva na sociedade que permita a todos usufruir constantemente de valores e culturas comuns a toda humanidade, participarem de sua formação mediante consciência crítica para mudança e posse dos meios de envolver a formulação de objetos educacionais. A educação tem o poder de transformar uma sociedade, pois trata de educar o cidadão para a construção de novos caminhos, ela é direito de todos, é tarefa dos poderes públicos.
            A educação é um direito fundamental, universal inalienável e constitui um dever do Estado. A educação é aqui entendida como instrumento de formação amplo, de luta pelos direitos da cidadania e da emancipação social, preparando as pessoas e a sociedade para a responsabilidade de construir, coletivamente, um projeto de inclusão e de qualidade social para o país. Ao Estado cabe a responsabilidade de assegurar e a cada cidadão o direito de exigir educação de qualidade, social, igualitária e justa.
            O sistema escolar é um sistema aberto que tem por objetivo proporcionar a educação, ele cuida de um aspecto especial da educação que se poderia chamar de escolarização. A educação proporcionada pela escola assume um caráter intencional e sistemático que dá especial relevo ao desenvolvimento intelectual sem descuidar de outros aspectos, tais como: físico, emocional, moral e social.
            A escola foi criada para cuidar do desenvolvimento intelectual,  sendo forçada a atender aos aspectos da educação por razoes de ordem social. A educação é um processo integral, não podendo desenvolver em setores isolados. O sistema escolar compreende uma rede de escola e sua estrutura de sustentação. 
È um fenômeno, uma prática muito complexa, é produto do trabalho de seres humanos pelos desafios de diferentes contextos políticos e sociais, que tem sido empregado para traduzir esta valorização e que perpassam as políticas públicas, as universidades, as escolas e que inclusive adentram os meios de comunicação.
Referências:
VALENTE, Ana Lúcia . E.F Ser negro no Brasil hoje. São Paulo. Edição,12ª pág. 6. Editora Moderna.

            Quando pensamos seriamente em educação, somos capazes de lembra Vygotsky: Que partia do pressuposto que o aprendizado seria um processo profundamente social e o desenvolvimento seria um “complexo processo dialético”, caracterizado pela periodicidade, irregularidade no desenvolvimento das diferentes funções, metamorfose ou transformação qualitativa de uma forma em outra, entrelaçamento de fatores externos e internos e processos adaptativos constantes.
Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

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