O
papel do colegiado na gestão escolar, de como é possível estimular a
participação vem sendo um tema de grande debate mundial. O sistema de colegiado
escolar é formado por diretora, professores ou coordenadores pedagógicos,
servidores da área administrativa, estudantes, pais e/ou responsáveis e
comunidade local, que atuam através do compartilhamento das responsabilidades
nas ações voltadas para o desenvolvimento do sistema educacional.
O colegiado escolar tem como prática
a ampliação da participação de representantes das comunidades local e escolar
na gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola, promovendo o
monitoramento e a avaliação para a melhoria da qualidade de ensino e da
aprendizagem.
As ações práticas e diretivas dos
membros do colegiado, deve se dar através de encontros, palestras e oficinas;
prevendo estrategicamente o desenvolvimento das competências relacionadas com a
melhoria da participação do núcleo escolar, firmando o compromisso e a co-responsabilidade
frente aos desafios necessários à democratização do sistema de ensino.
O objetivo central do colegiado
escolar é fomentar a consolidação de um ambiente democrático e participativo
dentro dos estabelecimentos de ensino, tendo como principal objetivo a
elaboração e distribuição de orientações educacionais e a construção de um novo
sistema escolar que vise o acompanhamento das ações desenvolvidas através da
elaboração de novos planos administrativos educacionais.
Considerar a direção da escola, como
o único núcleo responsável pela solução dos problemas da mesma, faz parte de um
modelo administrativo escolar ultrapassado. Ao responsável pela direção do
estabelecimento de ensino compete em contribuir para a mudança do perfil
tradicional, pois o momento em que vivemos necessita de mudanças direcionadas
na função social da escola. Por isso, é outro o papel que deve desempenhar o
diretor do estabelecimento de ensino na perspectiva de uma escola mais justa e
democrática, formadora da cidadania.
Mas, se faz necessário, nesta visão
educacional contemporânea, um espaço para atuação e contribuição de outras
pessoas, profissionais e também da comunidade escolar; ambos responsáveis pelo
funcionamento adequado da instituição de ensino. Por isso, a necessidade da
construção de um grupo de representantes que irá dirigir a escola junto com a
direção, o colegiado escolar.
Este grupo de representantes
diretivos constitui o conselho escolar, também conhecido como Colegiado Escolar
com funções definidas que irão interferir na vida da comunidade escolar e dos
educandos. Assim, a funcionalidade do grupo de representantes deve estar
associada na reflexão das decisões pedagógicas e administrativas da
instituição; trabalhando diretivamente com o plano de desenvolvimento da
escola, proposta pedagógica, currículo, sistema de avaliação, calendário
escolar, regimento, caixa escolar, parcerias, formas alternativas de
participação da comunidade escolar, estimulando sua discussão pelos segmentos
que representam cada núcleo do sistema de ensino da escola.
Estas mudanças de gerenciamento só
ocorrem na medida em que se muda a mentalidade das pessoas envolvidas
diretamente com o processo escolar e não acontece em pouco tempo, necessita de
um período de análise e aperfeiçoamento. Exigindo tempo, paciência e a certeza
de estar fazendo a coisa certa, mesmo tendo a certeza de que o sistema de
ensino democrático e participativo não é fácil de ser trabalhado e vivenciado
em um grupo.
O sistema de trabalho do colegiado
escolar deve estar alicerçado as práticas e valores que se constroem a curto e
longo prazo. Um caminho longo e difícil, que às vezes pode desestimular. Mas, é
a única opção coerente com a prática democrática e formação do cidadão
comprometido com valores humanistas, como solidariedade, respeitando as
opiniões do grupo, tolerando os diferentes e as posições divergentes;
desenvolvendo a capacidade de se colocar na posição do outro.
Desta forma, essas conquistas só se
obtêm praticando a reflexão coletiva consciente, confrontando idéias, através
de uma discussão respeitosa. O sistema de administração escolar colegiada atua
na coerência da proposta pedagógica-administrativa do estabelecimento de
ensino, desenvolvendo a democracia e a participação da comunidade escolar,
exige uma efetivação no próprio espaço escolar com o risco de cair num discurso
vazio coletivo, desvinculado da prática, reforçador de posturas centralizadoras
e autoritárias. Mas, é no trabalho compartilhado dos membros do Colegiado
Escolar que se verifica a missão de liderança, no que este conceito tem de mais
moderno e atual.
Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação:
Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e
Institucional
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