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(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

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terça-feira, 24 de abril de 2012

O Colegiado e o Sistema de Gestão Escolar

O papel do colegiado na gestão escolar, de como é possível estimular a participação vem sendo um tema de grande debate mundial. O sistema de colegiado escolar é formado por diretora, professores ou coordenadores pedagógicos, servidores da área administrativa, estudantes, pais e/ou responsáveis e comunidade local, que atuam através do compartilhamento das responsabilidades nas ações voltadas para o desenvolvimento do sistema educacional.
              O colegiado escolar tem como prática a ampliação da participação de representantes das comunidades local e escolar na gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola, promovendo o monitoramento e a avaliação para a melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem.
                 As ações práticas e diretivas dos membros do colegiado, deve se dar através de encontros, palestras e oficinas; prevendo estrategicamente o desenvolvimento das competências relacionadas com a melhoria da participação do núcleo escolar, firmando o compromisso e a co-responsabilidade frente aos desafios necessários à democratização do sistema de ensino.
         O objetivo central do colegiado escolar é fomentar a consolidação de um ambiente democrático e participativo dentro dos estabelecimentos de ensino, tendo como principal objetivo a elaboração e distribuição de orientações educacionais e a construção de um novo sistema escolar que vise o acompanhamento das ações desenvolvidas através da elaboração de novos planos administrativos educacionais.
            Considerar a direção da escola, como o único núcleo responsável pela solução dos problemas da mesma, faz parte de um modelo administrativo escolar ultrapassado. Ao responsável pela direção do estabelecimento de ensino compete em contribuir para a mudança do perfil tradicional, pois o momento em que vivemos necessita de mudanças direcionadas na função social da escola. Por isso, é outro o papel que deve desempenhar o diretor do estabelecimento de ensino na perspectiva de uma escola mais justa e democrática, formadora da cidadania.
            Mas, se faz necessário, nesta visão educacional contemporânea, um espaço para atuação e contribuição de outras pessoas, profissionais e também da comunidade escolar; ambos responsáveis pelo funcionamento adequado da instituição de ensino. Por isso, a necessidade da construção de um grupo de representantes que irá dirigir a escola junto com a direção, o colegiado escolar.
            Este grupo de representantes diretivos constitui o conselho escolar, também conhecido como Colegiado Escolar com funções definidas que irão interferir na vida da comunidade escolar e dos educandos. Assim, a funcionalidade do grupo de representantes deve estar associada na reflexão das decisões pedagógicas e administrativas da instituição; trabalhando diretivamente com o plano de desenvolvimento da escola, proposta pedagógica, currículo, sistema de avaliação, calendário escolar, regimento, caixa escolar, parcerias, formas alternativas de participação da comunidade escolar, estimulando sua discussão pelos segmentos que representam cada núcleo do sistema de ensino da escola.
            Estas mudanças de gerenciamento só ocorrem na medida em que se muda a mentalidade das pessoas envolvidas diretamente com o processo escolar e não acontece em pouco tempo, necessita de um período de análise e aperfeiçoamento. Exigindo tempo, paciência e a certeza de estar fazendo a coisa certa, mesmo tendo a certeza de que o sistema de ensino democrático e participativo não é fácil de ser trabalhado e vivenciado em um grupo.
            O sistema de trabalho do colegiado escolar deve estar alicerçado as práticas e valores que se constroem a curto e longo prazo. Um caminho longo e difícil, que às vezes pode desestimular. Mas, é a única opção coerente com a prática democrática e formação do cidadão comprometido com valores humanistas, como solidariedade, respeitando as opiniões do grupo, tolerando os diferentes e as posições divergentes; desenvolvendo a capacidade de se colocar na posição do outro.
      Desta forma, essas conquistas só se obtêm praticando a reflexão coletiva consciente, confrontando idéias, através de uma discussão respeitosa. O sistema de administração escolar colegiada atua na coerência da proposta pedagógica-administrativa do estabelecimento de ensino, desenvolvendo a democracia e a participação da comunidade escolar, exige uma efetivação no próprio espaço escolar com o risco de cair num discurso vazio coletivo, desvinculado da prática, reforçador de posturas centralizadoras e autoritárias. Mas, é no trabalho compartilhado dos membros do Colegiado Escolar que se verifica a missão de liderança, no que este conceito tem de mais moderno e atual.     
Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional


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