Mais abundante
componente da matéria viva, a água precisa ser necessariamente reciclada para a garantia de vida do planeta. A
superfície terrestre é recoberta de 75% de água. De toda essa água que recobre
a terra, cerca de 97% pertencem aos ecossistemas marinhos. Do restante, apenas
1% está disponível na superfície (52% em lagos, 38% retidos no solo, 8% na
atmosfera, 1% nos organismos vivos e 1% em rios).
O ciclo hidrológico
ocorre graças à energia solar que permite a mudança de estado físico. A água se
evapora das superfícies aquáticas e terrestres, formando as nuvens. Condensa-se
e se precipita na forma de chuva, neve ou granizo.
No solo, a água pode
atravessar os diversos horizontes (camadas) atraídos pelas forças da gravidade,
e atingir o lençol freático, de onde chega até um rio ou riacho. Parte da água
precipitada pode ser retida pelo solo e absorvida pelas plantas, através do seu
sistema radicular.
Nos vegetais pode
ocorrer a perda de água através da transpiração, gutação ou transferência alimentar à cadeia dos consumidores.
Os animais, por sua vez, participam do ciclo, ingerindo água diretamente ou indiretamente
através dos alimentos. O processo de eliminação é variável, podendo ocorrer da
urina, fezes, respiração, suor etc. E aí ocorre a evaporação de toda a parte
líquida, formando as nuvens e a precipitação e começa tudo de novo, formando um
ciclo interminável.
Referências Bibliográficas
DARWIN,
C.; tradução FONSECA. E. A Origem das Espécies. Edição Especial. Rio
de Janeiro: Editora Ediouro, 2004.
GOULD,
S.J. A vida é bela – o Xisto de Burgess
e a natureza da história. 1ª Ed. São Paulo: Gradiva, 1995.
KRASILCHIK,
M. Prática de ensino de Biologia. 4ª
Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LINHARES,
S.; GEWANDSZNAIJDER, F. Biologia Hoje /
Ens. Médio – Vol. I, II e III. 1ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 2011.
OLIVEIRA,
J.E.D.; & MARCHINI, J. S. Ciências
Nutricionais. 1ª Ed. São Paulo: Sarvier Editora, 1998.
PURVES,
W. K.; SADAVA, D,; ORIANS, G. H. e HELLER, H. C. Vida: A Ciência da Biologia – Vol. I, II e III. 8ª Ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
TORTORA,
G. J. Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia
e Fisiologia. 4ª Ed. Porto Alegre:
Artmed Editora, 2003.
VASCONCELOS,
C. S. Planejamento: Projeto de Ensino-
Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para
elaboração e realização. 14ª Ed. São Paulo: Libertad Editora, 2005.
ZIMMER,
C.; tradução CALIFE, J. L. O Livro de
Ouro da Evolução – O Triunfo de uma idéia. Edição Especial. Rio de Janeiro:
Editora Ediouro, 2003.
Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional
0 comentários:
Postar um comentário