Sejam bem-vindos!

“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

Procurando no Blog

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Texto 17 - Condução de Corante


O percurso da água através da planta. Na maioria das plantas, a entrada de água faz-se principalmente através das células epidérmicas e pêlos radiculares das extremidades das raízes. Em muitas árvores e arbustos parece que também se verifica uma absorção apreciável de água através das porções mais velhas e suberizadas do sistema radicular.
Sejam quais forem os tecidos que a água atravessa, esta atinge finalmente o interior dos vasos lenhosos ou dos traqueídeos do xilema radicular. Uma vez nos vasos xilêmicos, o sentido geral do movimento da água é ascendente. O xilema que se inicia na proximidade das extremidades das raízes é contínuo ao longo destas e dos caules e pecíolos das folhas, terminando no mesófilo da folha, após ter sofrido intensa ramificação. A maioria das células de uma folha encontra-se a pequena distância de um vaso condutor ou da extremidade de um destes vasos.
O xilema, ao longo do qual a água se desloca constitui assim um sistema contínuo no interior da planta. A água desloca-se em massa na maior parte do seu percurso através das traquéias e traqueídeos. Dos vasos xilêmicos existentes na folha, a água passa para as células do mesófilo, e deste de célula para célula, acabando por se evaporar, pelo menos em sua maior parte, nos espaços intercelulares. 
Embora a maior parte do volume de H²O que passa através da planta siga este trajeto, e seja eliminado na transpiração, há pequenas quantidades que escapam por outro destino, passando para células vivas adjacentes dos feixes, sendo utilizadas na divisão celular e no aumento do volume das células, especialmente da zona cambial. As células clorofiladas utilizam parte deste  H²O no processo de fotossíntese.
DISCUSSÃO
Teorias sobre o mecanismo de translocação da água através da planta. 
Teorias vitalistas. Embora as traqueias e traqueídeos, ao longo dos quais se verifica o movimento longitudinal da água, seja constituído por células mortas, eles estão sempre em contato com células vivas. Por tal motivo tem-se sugerido, por vezes, que o movimento ascendente da água está diretamente dependente das células vivas, embora não se disponha de quase nenhuma evidência direta que suporte tal idéia. 
Pressão radicular. É frequente observar-se a exsudação de seiva xilêmica em ramos ou árvores recentemente cortados ou ainda em incisões ou orifícios feitos na planta. A maioria de tais exsudações resulta de uma pressão que se exerce no líquido xilêmico em consequência de um mecanismo que funciona nas raízes. 
Embora seja uma realidade que a pressão radicular, em certas espécies e sob certas condições, é responsável pelo movimento ascendente de uma parte da água, são várias as razões que não permitem considerar esse processo como principal, nem o mais importante, pois em algumas espécies esse fenômeno nem foi observada, a pressão não é suficiente para forçar a subida de água até as partes mais elevadas das plantas e, além disso, a taxa de movimento de H²O, resultante da pressão radicular é suficiente para compensar as taxas da transpiração. 
TEORIA DA COESÃO DA ÁGUA
As moléculas de H²O são fortemente atraídas pelas outras, apesar de estarem em movimento continuo. Em massas de água no estado líquido, a existência dessas interações moleculares não é evidente, mas quando a H²O se encontra presa em algum recipiente, tais como tubos de ensaio de pequeno diâmetro, a presença dessas atrações é bastante visível.
Se a água da extremidade superior sofrer uma força de sucção, o efeito será transmitido para toda coluna, devido à ação de atração mútua denominada de coesão, porém devido a adesão das moléculas de H²O com a parede do tubo, a água, não se afasta da parede do tubo. 
A tensão desenvolvida nos elementos do vaso condutores transmite-se ao longo de todo comprimento até as extremidades inferiores ( próximos à raiz )e, provavelmente através dos tecidos da raiz. O valor da tensão que se desenvolve nos vasos do xilema aumenta em condições que favoreçam uma taxa de transpiração superior à taxa em que a água está sendo absorvida pelas raízes.

Referências Bibliográficas
DARWIN, C.; tradução FONSECA. E. A  Origem das Espécies. Edição Especial. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2004.
GOULD, S.J. A vida é bela – o Xisto de Burgess e a natureza da história. 1ª Ed. São Paulo: Gradiva, 1995.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAIJDER, F. Biologia Hoje / Ens. Médio – Vol. I, II e III. 1ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 2011.
OLIVEIRA, J.E.D.; & MARCHINI, J. S. Ciências Nutricionais. 1ª Ed. São Paulo: Sarvier Editora, 1998.
PURVES, W. K.; SADAVA, D,; ORIANS, G. H. e HELLER, H. C. Vida: A Ciência da Biologia – Vol. I, II e III. 8ª Ed.  Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
TORTORA, G. J. Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4ª Ed.  Porto Alegre: Artmed Editora, 2003.
VASCONCELOS, C. S. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 14ª Ed. São Paulo: Libertad Editora, 2005.
ZIMMER, C.; tradução CALIFE, J. L. O Livro de Ouro da Evolução – O Triunfo de uma idéia. Edição Especial. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2003.
Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Powered By Blogger