Sejam bem-vindos!

“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

Procurando no Blog

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Texto 13 - Antioxidante


ANTIOXIDANTE
O artigo feito por Manoel Ballester, Dr. Sc., Dr. V. Ad Honorem tem como objetivo esclarecer algumas coisas a respeito de radicais livres e informar sobre enfermidades e processos degenerativos derivados dos mesmos.
Os radicais livres iniciam e causam a peroxidação dos lipídeos (triglicerídeo, fosfolipídeos, lipoproteínas), particularmente aqueles que compõem as membranas celulares. O oxigênio tanto in vitro como in vivo atacam especialmente as moléculas dos lipídeos insaturados que contém o grupo-CH=CH-, dando radicais alílicos e radical hidroperóxido, o qual é uma forma protonada de radical aniônico superóxido. A peroxidação possui uma variedade de produtos finais de toxicidade diversa (H2O2, aldeídos, cetonas, ésteres etc)
O termo antioxidante refere-se à capacidade de um composto de opor-se à ação do oxigênio e certas espécies de oxidantes, independente de seu mecanismo. Os antioxidantes atuam na destruição de radicais livres, principalmente aqueles implicados em processos patológicos e fisiológicos. Os principais radicais livres presentes no organismo são: vitamina C e E , gutation, derivados de taninos e as antocianinas e flavonas das frutas.
ENFERMIDADES E PROCESSOS DEGENERATIVOS
Alguns processos patológicos são atribuídos razoavelmente pelo ataque de radicais livres, principalmente aqueles os quais atuam em substratos genéticos. Muito se sabe que os leucócitos combatem efetivamente os agentes patógenos gerando assim O2, NO e outros radicais, estes que podem ser também agentes causadores de debilitamento do sistema imunitário.
O ENVELHECIMENTO
A teoria dos radicais livres sobre o envelhecimento supõe-se de que o envelhecimento é resultado da acumulação de lesões orgânicas devidas a radicais livres. Nos anos quarenta, Nicholas Milas (Massachusetts institute of technology) que certos peróxidos sintéticos -precursor de radicais livres- sofriam um espetacular envelhecimento prematuro.
O envelhecimento, perda de elasticidade, rugas, manchas, engrossamento da pele e inclusive o melanoma, este causado pela exposição excessiva a radicais ultravioletas, os quais participam direta ou indiretamente sobre a formação de radicais livres. Pode-se supor que a atuação de alguns produtos que contenham antioxidantes possa ajudar a retardar o envelhecimento.
A CATARATA
As radiações visíveis estão constituídas por fótons de elevada energia. O cristalino e a retina estão constantemente sujeitos a bombardeio de radiações diversas causadas por processos químicos irreversíveis, que com o tempo, por acumulação produzem alteração no cristalino, gerando a catarata. A vitamina C e o glutation se ligam ao cristalino em proporções substanciais o que sugere que a presença destes ajude no combate ao possível ataque do oxigênio e dos radicais livres. Por isso é que se recomenda a ingestão de vitamina C, por exemplo.
Os radicais livres gerados no cristalino produzem intumescimento, desnaturação, e degradação de suas proteínas, formando assim grânulos microscópicos, os quais dificultam a visão. Os raios X e as radiações anatômicas produzem rapidamente a catarata, por este motivo devem-se usar medidas de precaução nos serviços de hospitais e lugares que possuem radiação nuclear.
CÂNCER
O uso do tabaco é geralmente um causador de câncer no pulmão. A nicotina se liga abundantemente a radicais livres, os quais atacam os tecidos e destroem as substâncias neles presentes. Os radicais de nitrogênio e os nitritos formam com a proteína as nitrosaminas, que são frequentemente carcinógenas. Onde a sua ação contribui para a formação de radicais livres. A vitamina C no solo destrói eficazmente as nitrosaminas, e por também concentrar-se nos alvéolos pulmonares possui u =m efeito anticarcinógeno frente ao uso do tabaco.
ARTEROSCLEROSE
Os fatores de risco para o surgimento de aterosclerose são as baixas concentrações de vitamina C e E. Os ateromas estão constituídos principalmente de lipídeos insaturados que podem sofrer peroxidação, causando irritação no endotélio e uma grave lesão aterosclerótica. Daí comenta-se muito a importância de antioxidantes e destruidores de radicais livres, se bem que a ingestão de lipídeos poli-insaturados considera-se benéfico.
Possíveis aplicações de radicais livres estáveis na medicina
Devido à fugacidade dos radicais livres orgânicos não era possível a sua aplicação prática em novos materiais. Mas com a descoberta de algumas de suas propriedades permitiu a abertura de novas perspectivas de aplicação. Por e exemplo o uso da técnica de spin eletrônico.
        Assim, podemos sugerir que as patologias acima citadas são atribuídas somente pelos radicais livres. Citando amplamente a importância da utilização de antioxidantes, principalmente a vitamina C. Porém o autor concentrou-se apenas na atuação de radicais livres. Sendo assim deliberadamente omitida a importância de outros fatores que contribuem também para os processos patológicos.

Referências Bibliográficas
DARWIN, C.; tradução FONSECA. E. A  Origem das Espécies. Edição Especial. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2004.
GOULD, S.J. A vida é bela – o Xisto de Burgess e a natureza da história. 1ª Ed. São Paulo: Gradiva, 1995.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAIJDER, F. Biologia Hoje / Ens. Médio – Vol. I, II e III. 1ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 2011.
OLIVEIRA, J.E.D.; & MARCHINI, J. S. Ciências Nutricionais. 1ª Ed. São Paulo: Sarvier Editora, 1998.
PURVES, W. K.; SADAVA, D,; ORIANS, G. H. e HELLER, H. C. Vida: A Ciência da Biologia – Vol. I, II e III. 8ª Ed.  Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
TORTORA, G. J. Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4ª Ed.  Porto Alegre: Artmed Editora, 2003.
VASCONCELOS, C. S. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 14ª Ed. São Paulo: Libertad Editora, 2005.
ZIMMER, C.; tradução CALIFE, J. L. O Livro de Ouro da Evolução – O Triunfo de uma idéia. Edição Especial. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2003.
Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Powered By Blogger