Sejam bem-vindos!

“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

Procurando no Blog

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Texto 2 - Clonagem Humana


A palavra clone deriva etmologicamente do grego "klón", que significa broto e pressupõe, portanto, a existência de um indivíduo gerador e a ocorrência de reprodução assexuada. Esse termo tem sido aplicado tanto a células quanto a organismos, de modo que um grupo de células que procedem de uma única célula também recebe esse nome.
Toda vez que um ser é gerado a partir de células ou fragmentos de uma mesma matriz, através de um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo (microrganismo, vegetal ou animal), acontece uma clonagem. A clonagem pode ser natural ou induzida artificialmente.  Ela é natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada, ou seja, na qual não há participação de células sexuais (gametas), como é o caso das bactérias, da maioria dos protozoários e algumas leveduras.
Esse é o meio mais freqüente e natural de reprodução dos vegetais inferiores, mas até vegetais superiores podem multiplicar-se naturalmente desse modo. É o caso das gramas dos jardins ou do morangueiro, cujos nós dos ramos laterais rentes a terra formam raízes, gerando plantas independentes. Ao fazerem mudas de plantas, os agricultores e jardineiros estão produzindo clones.
A clonagem é, às vezes, o único meio de fazer a multiplicação de uma planta. É o que acontece com a bananeira e, geralmente, com a parreira e a cana-de-açúcar. Se alguém corta um pedaço do tronco de uma bananeira e o joga no canteiro, outra vai brotar espontaneamente. Ou seja, a célula especializada do tronco é capaz de gerar um ser idêntico a si a partir de seu próprio material genético. Outras espécies, como a estrela-do-mar, certos moluscos e crustáceos, também se reproduzem assim. Para esses seres, a clonagem é rotineira.
A clonagem natural também pode ocorrer em mamíferos, como no tatu e, mais raramente, nos gêmeos univitelinos, que são parte de um clone. Nos dois casos, embora haja reprodução sexuada na formação do zigoto, os descendentes idênticos têm origem a partir de um processo assexuado de divisão celular. A clonagem induzida artificialmente é uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à pesquisa científica. Nesse caso o termo aplica-se a uma forma de reprodução assexuada produzida em laboratório, de forma artificial, baseada em um único patrimônio genético. A partir de uma célula-mãe ocorre a produção de uma ou mais células (idênticas entre si e à original) que são os clones.
Os indivíduos resultantes desse processo terão as mesmas características genéticas do indivíduo "doador", também denominado original.  - A Clonagem Humana, Um Assunto Polêmico - Quando se fala em clonagem de seres humanos se desperta imediatamente uma grande variedade de opiniões quanto aos seus aspectos técnicos e éticos. O que há de falso e verdadeiro em meio a tanta polêmica?  Para muitos cientistas a clonagem de seres humanos ainda não é possível, embora em 1979 um pesquisador norte-americano, Shettles, tenha publicado uma comunicação sobre uma substituição de núcleo de um ovócito humano com sucesso.
A publicação incluía fotos que demonstravam que o autor levou o processo até a forma de mórula. Este artigo é a primeira publicação da história sobre a clonagem humana.  Em 1978, a publicação do livro: In His Image: The cloning of Man, causou uma grande polêmica. O seu autor, David Rorvik, já havia escrito vários livros sobre divulgação de assuntos científicos. O seu relato era de uma experiência, financiada por um milionário solteiro que queria ter um filho igual a si próprio.
Esta pessoa solicitou ao autor que reunisse uma equipe de cientistas capazes de realizar tal experimento. Foi escolhido um país do sudeste asiático para sediar o laboratório e uma mulher do local serviu de "mãe de aluguel". Quando o livro foi escrito, segundo seu autor, o bebê já havia nascido e passava bem. A comunidade científica não deu crédito a estas informações, apesar de a editora Lippincott, reconhecidamente séria, ter publicado o livro como obra de não ficção. Várias publicações foram feitas na imprensa leiga, algumas de caráter sensacionalista e outras extremamente céticas, inclusive colocando o livro como sendo a expressão de uma fraude. Num depoimento recente, dado à revista OMNI, Rorvik afirmou que tem certeza que já foram produzidos clones humanos.  O experimento realizado na Escócia despertou novamente o debate sobre a adequação da pesquisa em genética.
Muitas fantasias cercam o tema da produção de clones, valorizando apenas as características genéticas contidas no núcleo substituído, desqualificando a influência dos fatores históricos-ambientais e de herança genética citoplasmática (mitocôndrias). Esta maneira de abordar o problema faz com que muitas pessoas vejam estes procedimentos como sendo totalmente inaceitáveis e sem qualquer utilidade, devendo, desta forma, ser proibidos.
A questão ética em torno dos clones humanos retornou com a entrevista do físico especialista em reprodução artificial Richard Seed (Chicago/EUA), feita através da imprensa internacional, no início de 1998. Este físico, sem vínculo acadêmico e que já realizou pesquisas em biologia, afirmou que poderia produzir clones humanos até a metade do ano de 1999. Chegou a estimar que pudesse produzir até 500 destes indivíduos por ano.
Suas colocações reacenderam as discussões a este respeito em várias partes do mundo.  A Declaração Universal do Genoma Humano e dos Direitos Humanos, aprovada em novembro de 97 pela UNESCO estabelece que não deva ser permitida a clonagem reprodutiva de seres humanos, mas não tem força de lei. Cerca de 28 países, entre eles o Brasil, Alemanha, Dinamarca, Reino Unido (recentemente autorizou a clonagem de células embrionárias humanas) e Austrália, possuem leis contra a clonagem na espécie humana.
Em outros, as atividades de clonagem ainda não foram regulamentadas.  A própria comunidade científica vem se manifestando no sentido de que a produção de clones humanos será realizada, ainda que não viável nas condições científicas atuais. Esta busca de alcançar o limite das possibilidades, segundo a revista Superinteressante, tem sido creditada à tradição moderna da ciência, baseando-se nas idéias de Bacon ("Tente todas as possibilidades possíveis").
Esta proposição, contudo, não tinha, talvez, este objetivo, mas sim o de buscar soluções possíveis.  A duplicação de um ser humano adulto é teoricamente possível, usando-se os métodos conhecidos atualmente, mas as opiniões variam muito, tanto quanto à viabilidade técnica como quanto aos aspectos morais.
Quanto ao processo que gerou a ovelha, pode-se dizer que a mesma técnica pode não ter êxito, pelo menos em curto prazo, se tentada em humanos, devido à cronologia da diferenciação celular nos primeiros estágios do desenvolvimento embrionário e também porque, se na espécie humana forem necessários, como ocorreu, por exemplo, com a ovelha Dolly, cerca de 300 óvulos para se obtiver apenas um indivíduo, o processo se torna muito inviável.
Porém, no futuro, quando a técnica estiver bem padronizada em animais, com maior taxa de sucesso, será possível aplicá-la também à espécie humana.  Dizer que a clonagem é factível é completamente diferente de dizer que ela deve ser aplicada. A primeira afirmação tem a ver com o grau de domínio que se tem sobre uma tecnologia que está nascendo. A segunda, com o que é direito, ou com o que a humanidade considera que o seja. Que a técnica traz vantagens, ninguém discute, inclusive porque não serve apenas para solucionar problemas de infertilidade, mas pode ajudar toda a Medicina.
Por outro lado, o assunto provoca irados protestos moralistas, que muitas vezes são até mesmo contra pesquisas do gênero (reação absolutamente injustificada, diga-se de passagem, já que a técnica pode trazer muitos benefícios).  A favor da clonagem reprodutiva humana diz-se também que ela poderia ser uma alternativa para contornar a esterilidade.
Há pesquisadores que propõem a combinação da clonagem de seres humanos com técnicas de engenharia genética para gerar indivíduos com características pré-selecionadas, como inteligência, menor propensão a adquirir certas doenças e outras. Mas isso é eticamente questionável.  Muitos grupos, como a Igreja Católica, não consideram aceitável o grande número de embriões que seriam perdidos na produção dos clones.
Outra crítica é que a clonagem, associada à engenharia genética para o desenvolvimento de uma nova "raça" de indivíduos com características consideradas superiores, poderia gerar na sociedade uma nova forma de discriminação, o preconceito genético. Ela também é atacada por aqueles que vêem na perda da diversidade genética (isso só ocorreria no caso de seu uso indiscriminado em grande escala, algo que parece não muito provável de acontecer a curto-médio prazo) uma ameaça à sobrevivência da espécie humana.  É difícil imaginar um futuro onde a clonagem humana seja um fato corriqueiro.
Esse tipo de reprodução tem riscos importantes, pois a célula somática cujo núcleo for usado para o processo pode conter uma mutação indesejável. Por isso, mesmo quando a técnica utilizada para clonar animais estiver mais desenvolvida e pronta para uso na espécie humana, ela só deverá ser aplicada em casos especiais, em que a fertilização normal ou assistida não for possível.
Mesmo porque, os clones fabricados a partir de células normais são gerados sem que seja necessário um único espermatozóide, são filhos que não têm pai biológico. E provavelmente seu uso será mais útil para clonar órgãos e tecidos do que seres humanos completamente desenvolvidos.  Existem milhares de cientistas e laboratórios espalhados pelo mundo habilitados a tentar copiar artificialmente um ser humano. Apesar de leis que impeçam a prática, há sempre alternativas para driblar o problema.
A curiosidade e o ímpeto científico parecem ser regidos por uma "lei" ainda não declarada: "Se algo pode ser feito, será". Vamos chamá-la de Lei da Inevitabilidade Prática. Se a clonagem de seres humanos for mesmo possível, provavelmente alguém o fará.  Robert Edwards, médico inglês pioneiro dos bebês de proveta, sugere que um dos usos prováveis da clonagem humana no futuro será a produção de uma irmão gêmeo para cada pessoa ao nascer.
Esse gêmeo seria um clone, com DNA modificado, de modo que ele não desenvolva o cérebro. O clone seria mantido num estado vegetativo e serviria apenas de repositor de órgãos para eventuais transplantes no irmão normal. A idéia parece loucura e continuará sendo assim por muito tempo.
Mesmo sem cérebro, o clone teria de ser alimentado e crescer até por volta dos 15 anos para que seus órgãos tivessem serventia. Isso sem falar na gritante deficiência ética do "projeto", pois tentar cirurgicamente ou geneticamente apagar a consciência de alguém é, por si só, moralmente duvidoso.  Muitos acham que o que ainda impede a produção de clones humanos são as barreiras políticas, religiosas e morais. Este é um dos grandes temas de questionamento ético atual.
Dissipam-se os medos, muitas vezes injustificados, ficará muito mais fácil debater os prós e os contras. A evolução das técnicas, dos procedimentos e dos debates permitirá melhor delimitar os aspectos positivos e negativos envolvidos na clonagem.
A clonagem é uma técnica, não um pecado por antecipação. Claro, é sempre bom levar em conta que toda técnica, depois de inventada, acaba ganhando vida própria, e tem o risco de fugir ao controle - o que nos leva de volta à nossa Lei da Inevitabilidade Prática. Se algo pode ser feito, será. Mas a técnica não é o problema. A sua inevitabilidade também não é o problema. O problema é, como sempre foi, o uso que a civilização faz - para o bem ou para o mal - de suas próprias invenções. 
A engenharia genética é atualmente um dos ramos mais promissores da ciência e os avanços da biotecnologia deverão estar presentes na sociedade deste século. Por isso, é muito importante conhecer suas possibilidades e aplicações práticas e, principalmente, não se deixar levar por mistificações pouco realistas e certamente leigas.
Não se trata de cenários utópicos de ficção científica, mas sim de uma realidade cada vez mais presente no nosso dia a dia, e que se utilizada com cuidado traz certamente mais benefícios do que problemas.

Referências Bibliográficas
DARWIN, C.; tradução FONSECA. E. A  Origem das Espécies. Edição Especial. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2004.
GOULD, S.J. A vida é bela – o Xisto de Burgess e a natureza da história. 1ª Ed. São Paulo: Gradiva, 1995.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAIJDER, F. Biologia Hoje / Ens. Médio – Vol. I, II e III. 1ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 2011.
OLIVEIRA, J.E.D.; & MARCHINI, J. S. Ciências Nutricionais. 1ª Ed. São Paulo: Sarvier Editora, 1998.
PURVES, W. K.; SADAVA, D,; ORIANS, G. H. e HELLER, H. C. Vida: A Ciência da Biologia – Vol. I, II e III. 8ª Ed.  Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
TORTORA, G. J. Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4ª Ed.  Porto Alegre: Artmed Editora, 2003.
VASCONCELOS, C. S. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 14ª Ed. São Paulo: Libertad Editora, 2005.
ZIMMER, C.; tradução CALIFE, J. L. O Livro de Ouro da Evolução – O Triunfo de uma idéia. Edição Especial. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2003.
Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Powered By Blogger