Sejam bem-vindos!

“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

Procurando no Blog

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Texto 4 - Dengue no Brasil: Surgimento e Epidemias


No Brasil, existem casos de Dengue desde os tempos coloniais. Em 1685 registrou-se o primeiro caso da doença, em Recife. Em 1692 morreram, em Salvador, duas mil pessoas infectadas por Dengue, onde até então se achava que era apenas uma virose benigna. De lá para cá, de tempos em tempos vem surgindo novas epidemias. A partir de 1903, Oswaldo Cruz - Diretor Geral da Saúde Pública, na época - iniciou um programa de combate ao mosquito Aedes aegypti, conseguindo erradicar a doença por volta de 1957, até que em 1982 houve nova epidemia no Brasil.
As epidemias de Dengue no Brasil vêm crescendo a cada ano. Desde o início deste ano, só na Baixada Santista e Campinas (em São Paulo) foram registrados aproximadamente seiscentos casos da doença. Por ser uma doença tipicamente de regiões tropicais, a Dengue atinge grande parte de países com este tipo de clima. Na Ásia, por exemplo, a Dengue Hemorrágica encontra-se entre as dez principais causas de morte ou hospitalização de crianças. De volta ao Brasil, em 2001 foram vinte e oito mortes causadas pela Dengue. Em 2002, só no mês de Janeiro foram vinte mortes.
A DOENÇA
Dengue é uma doença causada por um vírus, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que ocorre em países de clima tropical, geralmente no verão quando se dá a época das chuvas. O Aedes aegypti possui algumas características que podem facilitar seu reconhecimento: escuro e rajado de branco; é menor que um pernilongo comum; só pica durante o dia; se reproduz dentro e nas proximidades das habitações, onde houver água parada e limpa (em caixas de água abertas, vasos, pneus ou outros recipientes que possam acumular água). O período de incubação varia de três a quinze dia após a picada pelo mosquito infectado.
Uma pessoa não transmite o vírus para outra, isso só ocorre se o mosquito fêmea picar uma pessoa infectada e em seguida picar uma pessoa não infectada.
Vale lembrar que o mosquito pode picar qualquer pessoa e não apenas pessoas de baixa renda ou em más condições de saneamento. Até mesmo artistas famosos, políticos entre outras personalidades podem contrair a Dengue.

Referências Bibliográficas
DARWIN, C.; tradução FONSECA. E. A  Origem das Espécies. Edição Especial. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2004.
GOULD, S.J. A vida é bela – o Xisto de Burgess e a natureza da história. 1ª Ed. São Paulo: Gradiva, 1995.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAIJDER, F. Biologia Hoje / Ens. Médio – Vol. I, II e III. 1ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 2011.
OLIVEIRA, J.E.D.; & MARCHINI, J. S. Ciências Nutricionais. 1ª Ed. São Paulo: Sarvier Editora, 1998.
PURVES, W. K.; SADAVA, D,; ORIANS, G. H. e HELLER, H. C. Vida: A Ciência da Biologia – Vol. I, II e III. 8ª Ed.  Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
TORTORA, G. J. Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4ª Ed.  Porto Alegre: Artmed Editora, 2003.
VASCONCELOS, C. S. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 14ª Ed. São Paulo: Libertad Editora, 2005.
ZIMMER, C.; tradução CALIFE, J. L. O Livro de Ouro da Evolução – O Triunfo de uma idéia. Edição Especial. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2003.
Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Powered By Blogger