Sejam bem-vindos!

“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

Procurando no Blog

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Texto 15 - Alimentos


Podemos considerar a produção de alimentos como necessidade básica pára a nossa sobrevivência. De fato, quem é que pode viver sem alimentar-se? É um problema que cada vez se torna mais difícil e exige soluções de maior envergadura. Em sua maior parte, esse problema é gerado pela tendência das pessoas se concentrarem em densos agrupamentos - as grandes cidades - cujos dois maiores objetivos são as atividades industrial e comercial. Estes grandes centros necessitam importar das zonas agropecuárias todos os alimentos de que precisam, e isso em quantidades fantásticas.
As zonas de produção agropecuária, para atender o grande consumo urbano e obter maior índice de lucro, passam a industrializar sua produção, empregando enormes quantidades de fertilizantes químicos e inseticidas. Tal prática é extremamente nociva em dois sentidos: prejudica sensivelmente o equilíbrio ecológico e expõe o consumidor a taxas elevadas de toxicidade. Já se constatou a presença de inseticidas, como o DDT em pessoas e no leite de vaca. Isto quer dizer que as populações vão sendo envenenadas lentamente, através da absorção de produtos químicos de que os alimentos estão impregnados.
A solução estaria na prática natural da agricultura, porém em bases científicas para manter a produção em níveis compatíveis com as exigências do consumo. Os fertilizantes seriam somente naturais, tecnicamente balanceados conforme as necessidades do solo. O combate às pragas seria por meio de insetos e pássaros predadores dos parasitas que atacam os vegetais.
Seria voltar aos métodos da Natureza, mas com técnicas visando à alta produção agrícola.
Até onde o solo útil já foi prejudicado pelo tratamento químico? E os seres humanos? O que nos reserva o futuro quanto à produção de alimentos? Para que não faltem alimentos, é preciso conservar o solo.

Referências Bibliográficas
DARWIN, C.; tradução FONSECA. E. A  Origem das Espécies. Edição Especial. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2004.
GOULD, S.J. A vida é bela – o Xisto de Burgess e a natureza da história. 1ª Ed. São Paulo: Gradiva, 1995.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAIJDER, F. Biologia Hoje / Ens. Médio – Vol. I, II e III. 1ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 2011.
OLIVEIRA, J.E.D.; & MARCHINI, J. S. Ciências Nutricionais. 1ª Ed. São Paulo: Sarvier Editora, 1998.
PURVES, W. K.; SADAVA, D,; ORIANS, G. H. e HELLER, H. C. Vida: A Ciência da Biologia – Vol. I, II e III. 8ª Ed.  Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
TORTORA, G. J. Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4ª Ed.  Porto Alegre: Artmed Editora, 2003.
VASCONCELOS, C. S. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 14ª Ed. São Paulo: Libertad Editora, 2005.
ZIMMER, C.; tradução CALIFE, J. L. O Livro de Ouro da Evolução – O Triunfo de uma idéia. Edição Especial. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2003.
Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Powered By Blogger