Sejam bem-vindos!

“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

Procurando no Blog

sábado, 28 de abril de 2012

Documentário: A Carne é Fraca!


“A influência da criação de animais ao meio ambiente”
Comer carne é um hábito banal, mas pouco é divulgado sobre o grande impacto que ele tem sobre nossa saúde, o meio ambiente e o bem estar dos animais. Por que acreditamos que todos têm o direito de saber – para ter a liberdade de escolher, estamos divulgando essas informações neste documentário.
(Instituto Nina Rosa – Projetos por amor à vida)
Alimentação Saudável
Alimento é vida, é energia, é a força motora do nosso corpo, é fator de geração de saúde física, mental e emocional.  Tudo o que ingerimos passa a fazer parte do nosso organismo, dos ossos, do sangue, dos tecidos, da essência mais sutil de nosso metabolismo bioquímico. A alimentação tem ação direta sobre o nosso humor, temperamento, impulsos e pensamentos. Determina a qualidade de nossa vida como um todo e a nossa saúde em particular.
Alimentar-se é um ato de extrema importância para a manutenção da vida, no entanto, cada vez mais nos afastamos das leis naturais ingerindo alimentos recheados de agrotóxicos, promotores de crescimento, conservantes e demais aditivos antinaturais. Assim, pouco a pouco, o alimento gerador de vida, passa a ser um nefasto fator de geração de doenças.
O corpo humano reconhece os alimentos naturais. Quando nos alimentamos o organismo absorve o que necessita e elimina o que não lhe serve. Quando ingerimos química, ele não reconhece estas substâncias e então armazena. É um processo cumulativo, todos os dias um pouquinho. Chega um determinado momento em que o armazém fica cheio e, para preservar a vida, o organismo promove um processo de limpeza. Erroneamente chamado de doença. A carne está ligada a uma série de doenças, desde solitária, gripe do frango, vaca louca até colesterol alto e câncer, entre outras.
Não respeitamos as necessidades naturais. E assim, ingerimos muitos alimentos que fazem mal ao corpo. Entre esses alimentos a carne é um dos mais prejudiciais. Tanto faz carne vermelha como a carne branca. Os possíveis malefícios da carne estão ligados à ingestão excessiva e predominantemente realizada com cortes mais gordos. Estes são ricos em gorduras saturadas e colesterol, porém, se forem consumidos com moderação e principalmente em equilíbrio com demais tipos de alimentos, por meio de uma alimentação balanceada, não influenciarão em larga escala para uma vida saudável.
Alimentos fonte de carne branca, como frango e peixes, são conhecidos por apresentarem “alguns benefícios” em relação ao consumo de carne vermelha, dentre eles a menor quantidade de lipídeos, gorduras saturadas e colesterol em sua composição.
A quantidade de hormônio contida na carne hoje em dia é impressionante, pois é usado para triplicar o peso dos animais em tempo recorde para melhorar o seu valor de mercado. Muitos animais morrem antes de chegar à fase adulta vítimas de ataques cardíacos produzidos por causa do confinamento e dos hormônios.
Por conta dessas mortes, uma grande quantidade de antibióticos é administrada aos animais para que eles resistam mais. Consumindo carnes, consumimos também essas substâncias e assim aumentamos a resistência dos vírus, por isso nossos remédios são cada vez mais fortes.
Dentro de uma dieta balanceada, devemos priorizar as proteínas de alto valor biológico nas principais refeições, tendo sempre cuidado com os exageros, uma vez que, em excesso, podem causar malefícios citados anteriormente. O importante é que seja a nossa escolha consciente, sabendo o que é a carne (ou qualquer outro alimento), como é feita, produzida, comercializada, o que faz para nosso corpo e mente, o que faz ao planeta, ao meio ambiente, o que acontece com os animais, como são tratados, comercializados, etc.
Sendo assim, devemos ter a consciência que não reciclar o lixo é uma forma de violência, jogar lixo na rua, não usar produtos biodegradáveis também. Mas existem muitas outras formas de violência, comer carne em exagero é apenas mais uma delas. Eu acredito que essas razões já sejam suficientes para uma mudança de atitude se você deseja fazer desta a sua filosofia de vida.


Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional



0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Powered By Blogger