Sejam bem-vindos!

“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

Procurando no Blog

sábado, 28 de abril de 2012

Carta ao Chefe Seathl


            Como pode alguém comprar e vender o céu, o calor da terra? É uma idéia estranha para nós. Porque não possuímos a frescura do ar ou o brilho da água. Como grande chefe pode querer comprá-lo de nós? Cada parte de nossa terra é sagrada para meu povo. Cada copa brilhante de um pinheiro, cada praia arenosa, cada névoa dos bosques escuros, cada inseto luminoso é santo da memória e na experiência de meu povo.
Sabemos que o homem branco não compreende nossos costumes. Para ele, um pedaço de terra é igual ao seguinte: Porque ele é um estranho que chega de noite e tira da terra tudo o que necessita. Seu apetite devorará a terra e deixará atrás de si um deserto. A visão de suas cidades castiga os olhos do índio. Talvez porque o índio é um selvagem, e não entende... Não há lugares calmos nas cidades dos homens brancos.
Nenhum lugar para se ouvir as folhas da primavera ou o ruído das asas dos insetos. Talvez eu seja um selvagem e não compreenda – mas o barulho apenas insulta meus ouvidos. E o que é a vida lá, se um homem não pode ouvir o belo canto do rouxinol ou as conversas noturnas dos sapos em volta do lago? O índio prefere o som suave do vento escorrendo na face da lagoa, o cheiro do vento lavado por uma chuva de meio-dia e perfumado pelos pinheiros.
O ar é precioso para o índio. Todas as coisas repartem o mesmo ar: os animais, as árvores, o homem. O homem branco prefere não levar em conta o ar que respira. Como um homem morrendo há vários dias, ele está entorpecido para o perfume.
Se todos os animais e árvores desaparecessem, o homem morreria de grande solidão de espírito, porque seja o que for que aconteça aos animais e plantas, acontecerá também ao homem. Todas as coisas estão ligadas.
O que suceder à Terra, sucederá também com os filhos da terra.
(Trecho da Carta Chefe Seathl da Tribo Suwamish (Washington) em 1855, em resposta à compra de terras indígenas pelos governos norte-americano)


Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Powered By Blogger