Sejam bem-vindos!

“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

Procurando no Blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

As Energias Elementares


Os quatro elementos da Natureza 
ÁGUA
Quando sua energia elementar de água estiver em equilíbrio, você vai exteriorizar qualidades de Ternura, Suavidade, Cuidado, Amabilidade e Solidariedade. Você sentirá aceitação e confiança, e viverá em graça e gratidão, com tranqüilidade e serenidade. Sentirá sempre o amor incondicional.
Se sua energia de Água estiver desequilibrada, sentirá tristeza, depressão e auto-piedade. Se sentirá emotivo, infeliz e insatisfeito com sua vida. Comparar-se-á com os outros e, de algum modo se sentirá enganado pela vida.
Para recuperar o equilíbrio com esta energia, é bom fazer uma Cerimônia de Água pra limpeza e harmonia. Peça à Água que o reconecte-se com sua serenidade e sua graça. Abra seu coração à Água, para que possa sentir profundamente em todo seu ser a essência do cuidado, da suavidade e do amor, para que possa viver na graça, na paz e na tranqüilidade.
AR
Quando estiver equilibrado com sua energia do ar, se sentirá centrado, esperançoso e otimista. Será flexível em suas respostas aos desafios da vida e aceitará com alegria seu processo de mudança e de crescimento. Você será a mudança como uma benção, não se importando como isso possa aparecer em sua vida, já quer perceberá as bênçãos internas. O elemento Ar permite o movimento e as mudanças, além de cultivar a flexibilidade de espírito e a confiança nos processos de evolução e desenvolvimento espiritual.
Se o elemento Ar estiver desequilibrado se sentirá ansioso, inflexível e “preso”. Sentir-se-á ameaçado pela mudança e estará na defensiva e com vontade de discutir. Sua vida carecerá de concentração e rumo. Parecerá que não escuta os outros, e que os outros não o escutarão. Pode experimentar uma sensação de caos e de desintegração ao seu redor.
Para recuperar o equilíbrio com o ar, dedique uma cerimônia aos elementais do Ar. Peça que o Ar lhe ensine a ser gracioso e flexível, a dobrar-se com o vento como os juncos, a fim de que possa recuperar a sua força interior e sua capacidade de recuperação. Peça ao Ar para que possa levantar vôo com a águia nas aspirais do vento e ver a verdade que é a sua verdade e o amor de tudo o que é.
FOGO
Quando sua energia do fogo estiver em equilíbrio, você terá uma sensação de motivação e de entusiasmo pela vida. Terá energia e sentirá alegria. Estará conectado com sua paixão e com sua energia sexual e sensual.
Se sua energia de fogo esta desequilibrada, se sentirá cansado, esgotado e inclusive exausto. Se sentirá zangado ou temeroso e pode chegar a cair no ressentimento e em uma raiva destrutiva. Achará difícil perdoar e liberar. Cairá no julgamento para justificar sua falta de mobilidade e de maturidade.
Para equilibrar a energia do fogo é bom fazer uma cerimônia do fogo. Libere no fogo tudo o que já não mais necessita em sua vida e peça que o poder transformador do fogo os ricocheteie com sua alegria e sua paixão.
TERRA
Quando sua energia da terra estiver equilibrada, sua vida estará bem estruturada e ordenada, e experimentará alegria e abundância física. Sentir-se-á seguro e a salvo na terra, e confiará que o que necessita será oferecido. Apreciará estar em seu corpo e sentirá saúde e vitalidade... Você honrará e cuidará seu corpo físico com amor e carinho. Honrará seu ambiente físico e viverá com graça, simplicidade e beleza. Sentirá o prazer das coisas simples.
Se sua energia da terra estiver desequilibrada se sentirá entorpecido, enjoado e confuso, e às vezes com vertigem. Temerá à escassez e a falta e se tornará egoísta e mesquinho. Não estará disposto a receber nada dos outros. Possivelmente se sentirá fisicamente débil, cansado e doente, assim como pouco motivado a cuidar de seu ser físico e de seu entorno. Sentirá em sua vida uma ausência de alegria e certo vazio.
Para recuperar seu equilíbrio com a terra, faça uma cerimônia com os elementais da terra e peça que o reconecte com a terra que está dentro de você. Peça para sua vida o aspecto de “base” para que possa manifestar e criar de maneira bem fundamentada e ancorada e para que possa curtir a vida totalmente em corpo físico. Peça que lhe seja mostrado como viver uma vida equilibrada que honrará o seu corpo e o seu entorno, com graça e simplicidade.
Reflita!!!
“O que complica a simplicidade da vida é o que construímos em nossas relações. Ou talvez, o que está construído, já pronto e que nos foi apresentado como “natural”, como o certo, como algo que “sempre foi assim”. Pois, neste eterno exercício de construir também é necessário ter a coragem de desconstruir sem sair de cena, visando à superação das fraquezas que nos alcançaram. Sinal de que não chegamos ao fim.”

Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Powered By Blogger