Sejam bem-vindos!

“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec)

Procurando no Blog

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A Amizade


Os amigos são parte essencial na vida das pessoas; causam alegrias, tristezas e ensinam grandes lições de sobrevivência. As pessoas necessitam de apoio para seguir em frente quando parece que tudo falha. Aí entram os amigos, sempre dispostos a estender uma mão, mesmo que só tenham a oferecer a própria preocupação e desespero.
Sem dúvida nenhuma, a amizade desempenha um papel importante na socialização que toda pessoa experimenta na vida. Amizade é a forte relação que se dá entre duas pessoas que, pelas circunstâncias da vida, encontram-se para estudar, trabalhar, viver ou participar de grupos, com um objetivo específico e comum.
Depois desse encontro inicial segue-se a atração, o afeto, o interesse pelo outro. Desse modo, começam a partilhar atividades, momentos difíceis, interessantes, animadores ou alegres. Cresce o conhecimento mútuo, acompanhado do apoio e até da cumplicidade da relação.
A constância na comunicação e a partilha estreitam a relação, e a presença do amigo torna-se necessária até para as coisas mais simples.
O amigo transforma-se aos poucos em uma espécie de oásis no meio das dificuldades e incompreensões dos demais; uma luz na escuridão.
Ser amigo é ser capaz de colocar-se no lugar do outro, de sentir o que ele sente.
Ser amigo é necessitar do outro, confiar plenamente nele e ser capaz de servi-lo sem interesse, sem esperar em troca, pois amizade não é um intercâmbio de favores.
O amigo atende, serve, não negocia. Quando ajuda, o faz sem julgamento, pois esta é uma atitude própria da amizade.
O verdadeiro amigo não manipula, não se utiliza o outro. Não tira a liberdade, não chantageia, nem suborna.
O verdadeiro amigo respeita o espaço do outro, não interroga, nem pesquisa ou investiga; permite que o amigo vivesse plenamente e se sente feliz se o vê feliz.
O amigo dá forças, anima, reconforta e, sobretudo, perdoa, pois no fundo do sentimento da amizade está a grandeza do amor.

Profº. Esp. Juarez Souza Magnus
Licenciatura Plena em Ciências –Habilitação: Biologia
Biólogo / CRBio-03 Reg. Nº 69.544/03-D
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Powered By Blogger